Olá pessoal, hoje venho partilhar com vocês a minha história com a infertilidade!!!


N

            Tudo começou a cinco anos atrás precisamente em 2014, quando eu e o meu marido fomos de lua de mel à minha terra (Cabo Verde) e conheci a minha prima Cíntia (que agora é minha afilhada) fiquei encantada com ela de tal modo que quando voltámos de férias tive uma conversa comigo mesma, ( já era casada, já vivia na minha casa tinha um trabalho que não era grande coisa mas não era um porém, portanto porque não ter o meu próprio bebé em vez de ficar a babar só pelos filhos dos outros?). Falei com o meu marido o que ele achava porque nós não tínhamos planos nenhuns em ter filhos durante um bom tempo e do nada bate a vontade de engravidar,  ele gostou e disse que podemos tentar e foi assim que começou a minha jornada como uma tentante.
          A primeira coisa que fiz foi ir ao médico fazer a consulta de preparação, fiz todos os exames, de sangue, ecografia pélvica, citologia que é o chamado Papanicolau, e deu tudo certo Lembro- me que estava tão contente e entusiasmada que a médica falou quando parasse o contracetivo que desse um tempo até vir o outro período menstrual para começar a tentar, fiquei chateada e disse para mim mesma que não ia fazer nada disso, que tudo ia dar certo e não esperei mesmo, começamos logo a tentar. Lembro me que na altura tinha uma amiga que também estava a tentar e falávamos muito uma com a outra dando dicas, força, e bla bla bla. 
         Nisso passou um, dois, seis meses, um ano e nada, aí como já sabia que o tempo de uma mulher engravidar após deixar o contracetivo é mais ou menos isso então marquei uma outra consulta de planeamento familiar para ver o que se passava mas não me deram bola nenhuma.
       Passando um tempo comentei com uma amiga que já faz quase dois anos que estou a tentar engravidar e não conseguia, ela  falou- me que no meu caso era melhor ser tratado com um médico de infertilidade, porque como já faz muito tempo era  sinal de que algo não estava bem, então fiquei alerta e marquei uma consulta com uma ginecologista aqui da área. Fui mais o meu marido e la fiz ecografia e constatou-se que  tinha quistos e que esse era o problema, então passou- me pílulas para três meses e prescreveu um espermograma para o meu marido e a melhor coisa que ela fez, foi ter me dado uma carta fechada para  entregar a minha médica de família, que era para me inscrever numa consulta de infertilidade, e depois voltar no período de três meses para ver se as pílulas ajudaram com os quistos enquanto esperava a consulta de infertilidade.
         Lá fomos para casa tristes mas esperançosos  porque ao menos já sabíamos qual era o problema.
Tomei a pílula, o meu marido fez o exame e voltamos a consulta. Depois de mais uma ecografia a médica constatou que os quisto estavam melhor mas ainda tinham alguns e o espermograma do meu marido não eram maus mas também não bons o suficiente, então passou me mais pílulas e uns saqués que ajudava a limpar os ovários e passou um medicamento  ao meu marido para melhorar os espermatizoides, enfim, acabei por não tomar as pílulas mas tomei o outro medicamento para os ovários e ficamos a espera de sermos chamados para a consulta de infertilidade.
        Demorou mais ou menos 6 meses até recebermos a carta convocando a consulta num espaço de dois meses e tal, quando chegou o dia, fomos lá contentes, e acabei por ser diagnosticada com Endometriose, e que tinha a opção de operar ou não, que a operação era só para aliviar as dores durante a menstruação, que isso não ia fazer- me engravidar, e que para tal teria que ser através de fertilização in vitro. Então deram- me a opção de decidir operar ou não e avisar na próxima consulta.
       Mandaram- nos fazer exames, o meu marido teve que fazer outro espermograma e disseram que o antigo não apresentava qualquer problema, assim fizemos todos os exames lá e voltamos para casa com consulta marcada para um mês e tal depois.
        Passado esse tempo, voltamos e  decidi não operar, porque as dores eu já lidava com elas a muito tempo e tinha sempre a opção de tomar remédio para dor,  optei por deixar como estava visto que não valia a pena passar por uma operação que não ia ajudar- me naquilo que eu queria.
       Deu tudo bem com os exames e voltámos para casa com indicação de que o tempo de espera estava aproximadamente dezoito meses, isto foi em Fevereiro de 2017.
         Eis que em Junho de 2018 recebemos a carta da CIRMA para ir a consulta em Agosto, ficamos logo esperançosos, íamos começar o tratamento, foi ai que toda a espera começou a compensar.
       Enfim, durante todo esse tempo nunca desisti de tentar, todo mês era uma deceção quando vinha a menstruação ou quando atrasava e fazia teste e dava negativo, ou quando sentia todas os sintomas de gravidez e era alarme falso, sem contar quantas vezes tive que ouvir e ver muitas pessoas conhecidas, amigas, colegas a engravidar e eu ainda na mesma situação, só quem passa por isso sabe a dor que enfrentamos, isso sem contar com alguns acontecimentos dolorosos que Deus nos põe a prova.
        Hoje sei que tudo valeu a pena, vou contar- vos num post mais a frente como foi todo o processo do tratamento para a fertilização in vitro.
Obrigado por ler esta minha historia, espero poder contar contigo nos meus próximos post pois tenho muito mais coisas boas para partilhar.


Beijos, até o próximo post!!!


2 Comentários

  1. Interessante a sua história... pois foi pela fé que tivestes a sua filha. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Tudo no tempo de Deus ❤😍👏🏽!!!

    ResponderExcluir