Olá pessoal, hoje venho falar-vos sobre a gravidez e parto da minha cadela!


      Eu decidi partilhar porque eu andei à procura de indícios e sinais de como saber que a cadela vai dar a luz e não foi fácil conseguir um conteúdo completo que fale sobre isso, eu tive que ver um vídeo aqui outro ali para poder saber mais ou menos como agir com a minha cadela.
      Tudo começou no dia 05/07/2018, fomos de férias e deixamos ela com um familiar que tinha dois cachorros em casa, (um é muito grande e estava sempre acorrentado e o outro pequeno ficava solto) e foi com esse pequeno que a Holly não perdeu tempo, acasalou logo nesse dia, ela estava de "Cio" e já sabíamos do risco, mas como não tínhamos outras opções decidimos arriscar.
      Seis dias depois voltamos e começamos a notar que ela estava diferente. Na altura a minha mãe estava aqui comigo e falava- me sempre que a Holly estava gravida porque ela só queria saber de dormir e estava muito quietinha, e quando íamos à caminhada ela não aguentava correr e isso era uma coisa que ela gostava de fazer, corria muito, eu não querendo acreditar só dizia que não, e só tive certeza mesmo quando ela começou-se a cansar depressa, não aguentava mais correr como antes, depois a barriga começou a crescer, ai sim a ficha caiu, eu só dizia para ela o tempo todo, "Holly eu não acredito que fizeste isso com a gente, a sério que fizeste isso mesmo, não acredito Holly", fiquei mesmo incrédula, e aí comecei a procurar informações para poder estar preparada visto que eu não sabia nada a respeito.
      A primeira coisa, foi pesquisar a duração da gravidez, vi que era aproximadamente de 61 a 63 dias a contar do dia do acasalamento. Com essa informação fiz logo as contas, mesmo assim não fiquei segura porque não sabia o dia exacto, mas como foram só seis dias fora não foi muito difícil, a outra coisa é que nos dias próximos ao parto ela ia ficar inquieta e procurar um cantinho para cavar  e poder ficar aconchegada.
    Quando finalmente o momento chegou fiquei agradecida porque o que mais me deixava angustiada era ela entrar em trabalho de parto durante a noite enquanto estivesse-mos a dormir e não pudesse-mos estar com ela nem que fosse para um carinho mas graças à Deus foi de tarde, tinha chegado do trabalho e estávamos sentados na sala, a Holly estava deitada e muito inquieta, deitava-se em um sítio levantava-se, ia para debaixo da cama cavar,  vinha para sala deitava-se e levantava-se de novo, ia cavar ao lado do sofá, depois deitava no sofá cavava, eu só observava, e dizia para minha mãe que talvez estivesse a chegar a hora. Fiz  contas de novo para me certificar e dava 61 dias, então fiquei atenta nela até que do nada por volta das 19 horas, ela levantou-se, ganiu como se tivesse com dor e correu para a casinha dela, eu fui atrás e ela saiu a correr de novo para o sofá a ganir. Levei-a para a casinha e vi que ela estava com um saquinho tipo placenta na vulva (vagina) e fazia força. Só via a barriga a contrair tipo que estava a espremer, e aí não demorou muito para nascerem os dois primeiros filhotes, quando saíram mais dois pensá-mos que não havia mais filhotes para nascer, mas enganámo-nos, ela deu a luz a nove cachorrinhos, cinco machos e seis fêmeas. 
       Foram nascendo de dois em dois, com intervalos de poucos minutos. Nasceram dois mortos, um morreu no outro dia e sobraram seis filhotes. Ficamos espantados sendo ela bem pequena e engravidar de nove bebés, ela tinha uma barriga enorme mas mesmo assim acreditávamos que no máximo seriam três cachorrinhos mas errámos feio (rsrs).


        Durante o parto fiquei bem atenta porque ouvi que a cadela podia precisar da nossa ajuda no caso de não conseguir dar a luz e também no caso de fazer mal aos filhotes, mas graças a Deus correu tudo bem, ela só queria saber de lamber os filhotes e ficava bem atenta em nós quando mexíamos nos bebés.

       

      Considerações finais da minha parte, foi que eu fiquei muito horrorizada, e só pensava que não queria presenciar mais parto dela,  fiquei enjoada pelo fato da Holly lamber aquelas coisas todas, a placenta, o bebé que nasceu morto ela quase comeu todos os órgãos da barriga, fiquei mesmo nauseada, tanto que nem consegui ver a comida a frente naquele dia, (kkkkkk), mas no final valeu a pena porque os cachorrinhos eram lindos e correu tudo bem com a minha Holly.







Deixe um comentário